Meus amores

Meus amores

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Brasil! O país do futebol, infelizmente...

Bom dia!
Hoje é segunda-feira e aposto que todos sabem o placar dos jogos do final de semana; Palmeiras e Santos, Inter e Milan e Porto e Benfica. Mas quantos de nós sabemos quem ganhou o GP Damha TT no sábado ou o GP Extreme ontem em São Carlos? Quem eram os favoritos da travessia dos fortes? Quem foram os brasileiros que ficaram na segunda e terceira colocação nas provas de 70.3 Pucon em janeiro (Reinaldo Colucci) e 70.3 Punta del Leste em março (Cristiano Santos)? Quem foi a brasileira TOP 10 no 70.3 San Juan em março (Ariane Monticelli)? Quem foi o brasileiro oitavo colocado na meia maratona de Nova York há 2 semanas (Marílson Gomes dos Santos)?
Se pedirmos para qualquer criança ou mesmo adulto para citar 10 ídolos do esporte nacional as respostas serão: Neymar, Ronaldinho Gaúcho, Kleber, Ronaldo, Rogério Ceni etc... A chance de algum atleta que pratique outro esporte que não futebol aparecer nesta lista é muito pequena.
Será que dá mais retorno expor o nome de uma empresa em um “atleta” (entre aspas por que atleta é totalmente diferente de jogador de Futebol, mas isso é tema para outro post) como Neymar (que não respeita a hierarquia e xinga seu treinador), Ronaldinho Gaúcho (o rei da noite), Adriano (nem vale à pena comentar) do que em um Reinaldo Colucci? Em um Ciro Violin (que no ano passado foi VICE CAMPEÃO MUNDIAL AMADOR DE IRONMAN NO HAVAÍ, alguém sabia?)?
A resposta pode ser: mas isso não dá mídia, não aparece... Será?
No dia 29/05 ocorrerá em Florianópolis o Ironman Brasil, teremos número recorde de participantes, e um público no local de aproximadamente 5.000 pessoas, essa é a única etapa da América do Sul, assistida online pelo mundo todo através da internet, porém, no Brasil, não se lê uma nota em nenhum jornal, revista ou TV sobre a prova.
Tentem descobrir algo sobre as provas abaixo através das mídias convencionais:
Ecomotion PRO, Bahia, Brasil 7 a 17 de abril 2011.
Ironman Brasil, SC, Brasil 29 de Maio de 2011.
Ironman Brasil 70.3, SC, Brasil, 27 de agosto de 2011.
O Brasil precisa de ídolos no esporte, além do futebol! Sediaremos uma olimpíada no Rio em 2016 e nossa única preocupação neste evento não pode ser conquistar o ouro no futebol, pois esta é a conquista que falta para o único esporte deste país!
Temos talentos para transformar esse país numa potência esportiva! O esporte pode ser uma grande saída para nosso país, bem gerido, bem estruturado pode tirar da pobreza grande número de pessoas!
Quem sabe um dia as crianças não vão querer ser um Cesar Cielo, um Guga, uma Fernanda Keller, uma Fabiana Murrer, um Ciro Violin (que moral hein Cirão!!) ao invés de um Neymar, um Ronaldinho Gaúcho etc...

Boa semana a todos!

3 comentários:

  1. O Triatlhon ainda é um desporto recente, mas tem tido um crescimento exponencial em todo o Mundo, estou certo que aos poucos irá ocupando o seu espaço no Desporto em todo o Mundo.
    Na minha opinião o Bruno Matheus será provavelmente em 2016 no Rio o melhor Triatleta Olimpico Brasileiro e se na competitiva prova Olimpica surgi-se uma medalha provavelmente o Triatlhon seria visto com olhos diferentes.

    ResponderExcluir
  2. Sica, meu comentário acaba sendo mais focado no triathlon pois é o esporte que eu pratico desde 1998 e venho acompanhando o cresciment. Mas se analisarmos o atletismo, a natação, o judô, o tênis vereremos que a realidade é a mesma. Os atletas que conseguem resultados como Cesar Cielo, Fabiana Murrer, Gustavo Kuerten atingiram estes objetivos por esforço próprio e sacrifício financeiro de suas famílias e só conseguiram algum apoio do governo ou da iniciativa privada após esses resultados!
    Se o Bruno Matheus realmente se destacar na olimpíada (tomara que aconteça) aparecerão patrocinadores para se aproveitar do resultado atingido após anos de esforço sem o mínimo necessário de apoio!
    Infelizmente essa é a visão por aqui! Investir ninguém quer, mas depois do resultado todos querem tiram uma "casquinha"

    Abs!

    ResponderExcluir
  3. Betao, é dificil imaginar que este panorama mudará tao cedo ... o futebol da muito dinheiro aqui no Brasil e no mundo. O marketing envolvido é o que mais conta ... por isto sempre digo ... nao torça para os times, torça para os patrocinadores !!!

    ResponderExcluir