Meus amores

Meus amores

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Respeito



O trânsito de São Paulo está cada vez pior, o número de carros é maior à cada dia e as opções à este tipo de transporte são poucas, o serviço é de péssima qualidade e em número insuficiente.
Surge uma alternativa barata, LIMPA e saudável: A BICICLETA!!!!

É comprovado que em percursos de até 5km nas grandes metrópolis do mundo a bicicleta é o meio de transporte mais rápido, pois você não precisa esperar no ponto de ônibus, chamar o taxi, ou procurar uma vaga para estacionar.

Da minha casa até meu escritório são 13km que percorro em média em 45 minutos todos os dias, de bicicleta levaria menos de 30 minutos, e correndo já fiz em 58 minutos.

Quais são os impecilhos que temos para utilizar a bicicleta como meio de transporte em São Paulo?
1) a falta de respeito dos motoristas que acreditam piamente que, pelo fato de estarem de carro tem mais direito que você de se utilizarem da via.
2) a falta de conhecimento da população (e dos próprios fisais de trânsito) sobre o código nacional de trânsito, que prevê infração média ao transitar à menos de 1,5m de distância lateral de todo ciclista.
3) a falta de infraestrutura das empresas para estimular este meio de transporte. No meu escritório não há um chuveiro por exemplo. Se eu vier de bicicleta tenho que parar na academia,há 4km do escritório, tomar banho e então seguir para o trabalho.

Existem inúmeras dificuldades mas a falta de respeito é a maior delas. E não é por falta de educação ou cultura (grandes responsáveis pela maior parte dos problemas que temos em nosso país), pois normalmente quem te chama de vagabundo, ou te manda trabalhar quando você está com sua bike é aquela pessoa que está no seu carro importado e quando vai para a Europa acha lindo as pessoas indo de bicicleta para lá e para cá e até acham fantástico o sistema de bicicletas públicas de Amsterdã.

Outra coisa importante é o respeito mútuo, ou seja, respeite para ser respeitado, o ciclista também tem leis para seguir e respeitar, pedale sempre à direita, não costure no meio dos caros, mesmo quando estes estiverem parados, sinalize suas mudanças de direção, use roupas destacadas, iluminação durante a noite, sempre parta do princípio que o carro não está te vendo, ou que não vai parar para você passar e JAMAIS ande na contra mão.

Espalhe esta idéia entre seus amigos e familiares! Pedalar é uma ótima opção!

Boas pedaladas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário