Meus amores

Meus amores

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

O equipamento está ligado ao nível do atleta?


Quando comecei a praticar o triathlon em 1997 não havia muitas opções de equipamento. As bicicletas eram de cro-mo (liga de cromo e molibdênio)ou alumínio. Carbono, Rodas de competição, bermudas, macaquinhos com materiais tecnológicos, roupas de borracha não existiam (ou eram muito caros e raros).

Com isso pude acompanhar a evolução das bicicletas, tive bicicletas de alumínio, depois com garfo de carbono, depois com traseira de carbono, depois toda de carbono, comprei rodas de competição, roupas de borracha, roupas de prova tecnológicas etc...

Pude também acompanhar o crescimento do esporte aqui no Brasil, e crescer junto com ele. Começando no short, depois o olímpico, o meio iron e finalmente o Ironman.

Mas me pergunto, se eu estivesse começando hoje; o que me impediria de comprar uma P5C e me inscrever num IRONMAN??? 

NADA!!! (talvez o orçamento e/ou a Andressa)

O problema é que parece que isso incomoda muita gente.

Nas redes sociais leio frequentemente críticas às pessoas que “não merecem o equipamento que tem”. O que me leva a perguntar; quem define o nível de equipamento que cada um pode ter?

O que seria da Cervelo, Trek, Specialized etc... se somente um Craig Alexander, um Chris MacCormack, uma Crissie Wellington pudessem pedalar suas bikes top? Afinal eles MERECEM O EQUIPAMENTO! Logo se essas bikes são projetadas para eles, quem somos nós, mortais para querer pedalar numa bike dessas??

As empresas precisam vender P5´s, Shiv´s, Trek´s Concepts etc.. para AMADORES e é disso que sobrevivem!  Sem o desejo de ter um equipamento top, não existiria a indústria de bicicletas de competição.

Somente cerca de 5% dos inscritos do IMBrasil se classificam para o Havaí, então somente esses 5% poderiam andar com os melhores equipamentos, já que os demais “não merecem o equipamento que tem”?

Como disse o Renato Fabri, o grande barato do ciclismo e do triathlon é que você pode comprar a mesma bike que o Craig Alexander usou no Havaí e pedalar por aí com ela! Seja à 25km/h ou a 45km/h! A bike é sua e é igualzinha à do Bicampeão mundial! Já pensou se os fãs de automobilismo pudessem ter um Ferrari igual à do Schumacher?!?!

Por isso que quando leio críticas sobre pessoas que "desperdiçam o equipamento" fico chateado por quem critica, pois me parece um comentário cheio de inveja e recalque. E aposto que quem critica, quando comprou seu equipamento, comprou o melhor que podia e não usou seus resultados como base para a compra.

Sempre que alguém que está iniciando me pergunta sobre que equipamento comprar, respondo sempre a mesma coisa: COMPRE O MELHOR QUE PUDER! Assim você fica bastante tempo com ele e não perde dinheiro.

Acho que existe uma preocupação muito grande com o TER na sociedade de hoje, mas existe outra preocupação maior ainda com o “porque ele TEM e eu NÃO TENHO”.

Nem vou entrar aqui na discussão sobre as criticas à quem inicia no Triathlon para fazer o Ironman. Que também parece incomodar muita gente (sem razão).

 

Bons treinos!

 

Abs!

Um comentário:

  1. Fala Cara, tudo bem?

    Leio batatne e é a primeira vez que encontro um comentário como esse. Gostei mesmo! A maioria das opiniões estão carregadas de "préconceitos" que afugentam ainda mais as pessoas de iniciarem ou acabam procurando que as aceita assim. Posso sim ser amador, completar o Iron para 14 horas e fazer isso em cima de uma P5. É minha escolha. Parabéns pelo ponto de vista.

    ResponderExcluir