Meus amores

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terça-feira, 12 de junho de 2012

O PREÇO (E O GLAMOUR) DO SONHO





O preço (e o glamour) do sonho



                no último dia 01 de junho foram abertas e encerradas as inscrições do IRONMAN BRASIL 2013. Pelo que ouvi (boato ou não é a informação que eu tenho) as inscrições se esgotaram em 18 minutos. Mesmo com muitos atletas reclamando do “alto” valor da inscrição.

                O que eu quero discutir aqui é exatamente a questão do “alto” valor da inscrição.

                Eu, como muitos amigos triatletas, trabalho na área comercial e tenho alguma experiência na  área de marketing, por isso me sinto à vontade para discutir o assunto formação de preço.

                Como se forma o preço de um produto? Quem forma o preço de um produto?

                Na maioria dos casos (como a empresa em que trabalho) a formação do preço de um produto é feito de fora para dentro, ou seja, do mercado para a empresa, logo quem define o preço de um produto é o MERCADO E OS CONSUMIDORES. QUANTO O MERCADO ESTÁ DISPOSTO A PAGAR PELO SEU PRODUTO?

                E o que é o IRONMAN BRASIL (ou qualquer outra prova de Triathlon)? UM PRODUTO!  E o que é a Latin Sports (ou qualquer outra empresa organizadora de eventos)? UMA EMPRESA COM FINS LUCRATIVOS.

                Isto posto vamos à discussão do “alto” preço da inscrição. Se as inscrições foram abertas em 01/06/2012 às 11h00min e se esgotaram às 11h18min, o preço pode ser “antipático” para alguns consumidores, mas mercadologicamente falando está longe de estar alto.

                Pois o IRONMAN como produto tem um atributo que todos buscam em seus produtos. ELE É UM OBJETO DE DESEJO, UM SONHO. E SONHO NÃO TEM PREÇO! Quem é casado sabe o que significa “o casamento” para a sua esposa. E sabe que as empresas se “aproveitam” desse fator para inflacionar o preço. Tudo dentro do normal e da regra de mercado.

                Alto é o valor cobrado em provas como o Troféu Brasil, que já foi um circuito extremamente competitivo e hoje está esvaziado de atletas e patrocinadores, pois essa lógica de mercado (elasticidade do preço x demanda) é negligenciada pelo organizador.

Se você coloca um preço que afasta o consumidor do seu produto e o leva para produtos concorrentes, seu preço está claramente errado. Ou está fora de mercado (alto) ou é considerado caro para o produto oferecido. Fechar os olhos para isso é matar lentamente o produto.

                Outra observação importante, quando fiz meu primeiro Ironman em 2002, as inscrições não se esgotavam (se não me engano largaram 600 atletas), inclusive era possível fazer a inscrição na expo! Eu fiz a minha em março daquele ano e paguei na época US$ 280, o que equivalia a aproximadamente R$750,00.

                Nesses 10 anos muita coisa mudou, o triathlon cresceu e o IRONMAN cresceu mais ainda, o valor da prova dobrou, mas a estrutura oferecida melhorou (e muito).

                Acho que o problema aqui (no Brasil) não é o preço, e sim a falta de opções de provas.  Hoje temos pelo mundo diversas provas na distância de 140.6 e 70.3 (Great Floridian, Roth Chalenge, REV3 etc...) que são tão bem organizadas como o IM, mas não tem o GLAMOUR de um IRONMAN e talvez por isso sejam opções mais baratas e menos procuradas por atletas.

                Se houvesse, no Brasil, alguém disposto a organizar provas nas distâncias 70.3 ou 140.6 sem o “selo” Ironman, será que esgotariam como o IM? Será que com provas de qualidade com preços mais baixos (por não terem o selo IM) não criariam concorrência com o IMB e com isso o preço cairia?

                Aí se abre outra discussão; o que os atletas buscam? O objetivo de cumprir a distância de 70.3 ou 140.6 ou o Glamour de uma prova com o selo IRONMAN? Por que se as pessoas buscam o glamour do IM, temos que saber que glamour tem preço e este só pode ser considerado alto, a partir do momento em que ninguém comprar. Até lá o preço, sob o ponto de vista de marketing e comercial, está correto.



Abs, bons treinos!


9 comentários:

  1. Não quero dar pitaco sobre um assunto que não domino, mas venho há algum falando exatamente o que você colocou na sua introdução: por mais frio que seja, as provas são um produto e os organizadores são os capitalistas do esporte. Querem lucro e não existe nada de errado nisso. Vale a lei de mercado, oferta X procura.
    Agora uma pergunta: Será que os circuitos alternativos nas distâncias full e meio iron que lá fora são mais acessíveis entrariam no mercado brasileiro, emergente, consumista e exagerado, cobrando o mesmo preço do selo Ironman???
    Veja o exemplo do TriStar.
    Tá todo mundo querendo pegar carona nesse enorme mercado (o brasileiro....não só o de trioatletas brasileiros) que está na moda no mundo inteiro.
    Desculpe se estiver falando besteira.
    abraço

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  2. Daniel, não acredito que haverá redução dos preços enquanto a procura estiver alta.
    O triathlon é paixão para nós, triatletas. Para os organizadores é um negócio como outro qualquer (e não podemos achar que eles estão errados!).
    Aqui não tem besteira, certo, errado etc... opinião é opinião!
    Abs!

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  3. Veja bem...

    O que os atletas buscam? Bom, atletas buscam performance, prazer na competição. Ironman's buscam "status" - o que acaba sendo BEM diferente.

    Muita gente fala que só lota rápido daquele jeito porque da vaga pro Havaí... Sério? daqueles 2.000 atletas, quanto realmente acham que podem brigar por vaga? Eu, ja larguei 7 vezes e nunca me iludi a esse ponto.

    Infelizmente, IRONMAN quer status... terminar a prova, terminar quantas forem possíveis.. 1, 2, 3 por ano. Afinal de contas, o marketing da "rede" mostra que quem atinge tal feito é um super-humano. E isso é o que os IRONMAN acreditam. Mas se você analisar friamente, a grande maioria dos seres humanos é capaz de terminar um IM e receber aquela "medalha" no final. Pra mim, a linha de corte é saber nadar... depois disso enche-se de gente que se arrasta pelo ciclismo e caminha 42km pra fechar um dia em 17h. Eles tem culpa disso? negativo! Esse é o produto que lhes é vendido. O sonho de sair do "couch potato" para o "Ironman" em 3-4 meses de alguma dedicação, mas principalmente de disponibilidade finaceira.

    O IRONMAN quer status... equipamentos top de linha, uniformes cada vez mais "chamativos", que mostrem para o mundo que ele é um IRONMAN, e não um ser qualquer.

    O IRONMAN quer status... provas rápidas, sem controle de vácuo, sem antidopping. Por incrível que pareça, as pessoas querem cada vez mais fazer o "impossível" tomando cada vez mais atalhos.

    Quer ver esse frenesi todo acabar? coloca um percurso duro de pedal, duro na corrida. Uma fiscalização atuante e eficiente e uma linha de chegada que é "desmontada" depois das 19h. Te garanto que em 2 anos volta a dar pra fazer inscrição na expo (se bem que acho que esse nunca foi o caso!?!) e a preços bem mais convidativos!

    Agora, pensando como empresário, o que eu ia querer????

    E o povo ainda se ilude com controle de vácuo e anti-dopping... hahahaha

    Abs

    LODD

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    1. LODD, não venha me desmentir no meu BLOG!!!! KKKK!!!! Um amigo que fez a prova de 2002 comigo e aliás sumiu após isso, fez a inscrição na EXPO SIM!!!! (PAULO ROBERTO CARLOMAGNO é o nome dele).
      Não sei se foi só ele que fez isso, mas que ele fez, FEZ!!!! E PONTO FINAL!
      No resto concordo com você! Vaga pro Havaí, para mim, só no vôo de férias com a patroa!

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  4. Beto, bela análise. Obrigado por dividir.

    E pegando as informações do LODD, a taxa de inscrição ainda deve ser baixa em relação ao custo total.
    Qto custa um IRON?
    Vamos supor que o cara tenha uma speed em casa, basicona, tipo a minha, mas que o glamour do Iron não aceita.
    Aí vai. Bike nova, roupa de borracha, óculos, treino de natação, capacete aero ( porque tem que ter glamour ), roupa nova, 25 caramanholas na bike (todas aero, não sei como), meia de compressão, sapatilha de carbono, grupo Ultegra (para um caboclo que mal consegue passar as marchas ), roda aero para rodar a 30 km/h, óculos da oakley novo, garmin que lançou há 2 meses nos States, 10 tênis para correr, boné com a marca ironman, gel pra cacete, endurox r4 a rodo, uma logística complexa para dar conta de tanto volume de treino, uma semana em Floripa com a família inteira ( eles até consideram cunhado como parente).
    Cara, essa conta é punk e no final a inscrição é nada.
    E como vc falou o negócio é movido ao glamour ou ao status.

    Eu acho que a brincadeira não sai por menos de 40 mil. Mas, é chute, sem fazer uma conta, nem aquela de padaria.

    O ironman é um negócio ou uma mina de ouro. Basta ver que os donos são um fundo de investimento: http://www.provequity.com/portfolio/index.asp?Section=0,2,1&

    Esses caras, na boa, estão cagando para o esporte e estão todos focados em seu bônus anual.

    ABS !!!

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  5. Eu nunca concordei tanto com uma explicacao sobre o preco da inscricao do IM Brasil. Fantastico! Parabens!! Tambem trabalho com marketing e vendas, tenho exatamente a mesma opinião.

    Agora vou relatar uma experiencia como consumidor:

    Fiquei com vontade de fazer um 70.3 no segundo semestre em algum lugar na Europa. Consultei a pagina da Challenge Series e da WTC. Consultei as opcoes, as datas, os precos de inscricao. Acabei fazendo a inscricao para o IM 70.3 Irlanda em Setembro. Nao foi por vaidade de fazer uma prova do circuito "oficial" do IM... foi simplesmente porque foi num local que achei bacana, num preco muito bom, com muitas facilidades oferecidas pela organizacao (aluguel de Bikes para a prova, dicas de hospedagem, como chegar, etc). No final das contas o produto oferecido por eles era melhor. Na minha opiniao achei que o custo cobrado pelo servico oferecido era compativel com a satisfacao que esperava.

    Pra mim essa conta é tao simples de fazer: acha que vale a pena entao paga o preco (e nisso esta incluido estar prontinho na frente do computador no horario marcado se quiser fazer o IM Brasil e pagar o valor alto pela inscricao). Se acha que nao vale e/ou nao esta disposto a fazer o que precisa... entao nao faz a inscrição.

    Abraco,

    Blau

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  6. concordo com o beto e com o LODD

    Abracos Ze Fabricio

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  7. Olá Beto. Parabens pela análise. Concordo totalmente. Uma parcela significativa das pessoas que se inscreve no Ironman são da geração facebook: querem o glamour e o exibicionismo. Logo, quanto mais caro, melhor. Mas, evidentemente, não são todos. Há também as viúvas do Ironman: não fazem mais a prova "pois encheu" muito, e escolhem provas MUITO mais caras (e em alguns casos com mais gente ainda...só que não do escritório dele, como o L´Etape e alguns circuitos mais seletos (do ciclismo, X-Terra ou da corrida de aventura). Ah: essa turma vem com o discursinho de que o "Brasil" está caro, e que só trouxa faz prova por aqui (no meio da "tigrada" e pagando caro).

    Você tem razão em um aspecto: um circuito alternativo - realmente alternativo, isto é, SEM MARCA e com qualidade - dificilmente atrairia o grosso dos neo-ironmans. O Tristar não é alternativo: a prova é ridiculamente cara para as suas características (e um tiro no escuro: nem se sabe como será o circuito ainda).

    Eu faria uma prova na distância ironman no Brasil sem marca, desde que houvesse um circuito fechado para o ciclismo (como no IM) e um mínimo de segurança. Para mim, a graça é terminar uma distância que realmente é desafiadora.


    Essa moda é passageira. Eu e os ironmans da velha guarda vão continuar amando essa distância. Quanto mais provas, melhor!!!!

    abs

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    1. Mariutti, obrigado pelo elogio! E seja bem vindo às discussões por aqui. Que o Brasil está caro demais tenho que concordar. Mas o preço das provas lá fora é bem parecido (circuito IM). Claro que tem as despesas de viagem, mas viagem é sempre dinheiro bem gasto!
      Ainda estamos longe de haver um circuito alternativo com infra estrutura condizente, como há nos EUA.
      O Trsitar realmente é um tiro no escuro, mas é uma opção... vamos lá tentar...

      Abração!

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