Meus amores

Meus amores

quinta-feira, 22 de março de 2012

Respeito é bom e todo mundo gosta.


  
                                        
Formas inteligentes de protesto também existem...


                Tenho acompanhado, com satisfação, o crescimento do interesse dos brasileiros, especificamente dos paulistanos pelas bicicletas.

                Isso é ótimo, o ciclismo como esporte, como lazer ou como meio de transporte (bicicleta é sim meio de transporte Sra. Mônica Waldvoegel) tem uma função social importante, integrando as pessoas, melhorando a qualidade de vida, a saúde e por que não encurtando distâncias.

                Com a inauguração das ciclovias da marginal pinheiros, da ciclo faixa de lazer e de uma ou outra ciclovia na cidade (que ainda ligam nada a lugar nenhum?) , é impossível não notar o aumento das magrelas.

                Mas esse aumento não está restrito aos finais de semana, ou às madrugadas na USP (para a galera que treina), todos os dias quem está no carro, na moto, no ônibus, na van, na perua escolar no trânsito de São Paulo, tem visto aumentar o número de bicicletas circulando na cidade.

                O que é solução de locomoção para alguns é problema para muitos! Pois a maioria das pessoas não quer dividir o espaço, já restrito para os veículos automotores, com esses “novos entrantes”.  E desde os primórdios da humanidade a luta por espaço é o principal motivo dos conflitos.

                Infelizmente com o aumento do número de pessoas usando a bicicleta (não vou dizer ciclistas, por que ciclista é uma coisa, usuário de bicicleta é outra) é de ser esperar que haja um aumento do numero de acidentes envolvendo estes usuários.

                Semanas atrás uma usuária de bicicleta foi atropelada e faleceu na Avenida Paulista, gerando protestos de cicloativistas que decidiram então “fechar” a mesma avenida para demonstrar sua indignação contra esse fato e exigir respeito aos “ciclistas”.

                Aí vem meu questionamento. Como exigir respeito, desrespeitando o direto de ir e vir dos outros?

Desde pequeno aprendi com meus pais que meus direitos terminam onde começam os dos outros.  Os cicloativistas tem o direito de protestar, de exigir o espaço deles, mas sem atingir os outros! Da forma como estão conduzindo esses protestos, estamos criando o ódio aos usuários de bicicleta!

                Alguns anos atrás começou o bum das motocicletas, logo os motoboys estavam exigindo seu espaço, protestando na Avenida Paulista. Hoje os motoboys conquistaram seu espaço (o corredor entre os carros) pela força e pela intimidação. Tanto que se for feita uma pesquisa com paulistanos (não motoboys) arrisco à dizer que 90% vão responder “ODEIO MOTOBOY”!

                É isso que queremos para os “usuários de bicicleta” e ciclistas? Que as pessoas nos odeiem e nos tolerem por terem medo de protestos que piorem ainda mais o já caótico trânsito da cidade.

                Eu já escrevi isso em um post anterior, mas não custa repetir.

                Na próxima vez que você sair de casa para pedalar, lembre-se:

·         Muitas vezes os pedestres não imaginam a velocidade que andamos nas nossas bicicletas e tem dificuldade de calcular o tempo que tem para atravessar a rua, reduza a velocidade ao invés de gritar e fazer a pessoa acelerar!  (FORA DA BICICLETA TAMBÉM SOMOS PEDESTRES)

·         Use roupas clras, luzes (se pedalar à noite) e CAPACETE SEMPRE!

·         Sinalize com as mãos suas mudanças de faixa ou de direção;

·         Agradeça aqueles motoristas ou pedestres que esperam sua passagem e respeitarem sua presença (faz toda a diferença, GENTILEZA GERA GENTILEZA);

·         Ao descer da bicicleta você também é um corredor ou pedestre, portanto respeite-os;

·         Ao entrar no carro muitas vezes não é possível ver os ciclistas pelo retrovisor ou mesmo no seu campo de visão (muitas vezes não é de propósito que o motorista não deixa você passar, ELE NÃO TE VIU REALMENTE!!!);

·         Da educação que você recebeu em casa antes de xingar, agredir ou gesticular para alguém;

·         De que em qualquer acidente que você se envolva o maior prejudicado será você! Vale à pena reduzir um pouco a velocidade, mesmo em um tiro, para evitar a possiblidade de um acidente.


                Vamos lutar por nosso espaço, mas com argumentos, com inteligência e principalmente com RESPEITO!!!!        

                                            Esse símbolo não me parece coisa de quem está muito afim de respeitar os outros...

                                           Tipo do protesto que só gera revolta e ódio contra os ciclistas e prejudica a população

Um comentário:

  1. Beto, muito bom o post.
    Concordo mais uma vez com vc. vou copiar o link no meu FB e compartilhar. vamos passar essa idéia adiante.

    Grande abraço
    Zé Fabrício Pessoa

    ResponderExcluir