Meus amores

Meus amores

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

O difícil equilíbrio...



Na semana passada, quinta-feira, participei do programa Ideia no Esporte, na radio Ideia FM  (http://www.ideiafm.com.br/ 87,5fm, radio comunitária das regiões do Brooklin, Campo Belo, Moema, Itaim e Vila Nova Conceição), com meus amigos de infância/adolescência, Otávio e Junior. O programa é bem legal e bem divertido. Além de ter sido uma boa oportunidade para divulgar um pouco o Triathlon para os moradores destes bairros.

Claro que durante o programa surgiu a clássica pergunta: COMO VOCÊ ARRUMA TEMPO PARA TREINAR????

A maioria das pessoas quando pensa em encaixar 2 treinos de ciclismo, 3 de natação e 3 de corrida entre segunda e sexta e no meio de tudo isso, trabalhar 9 a 10hs por dia, cuidar do filho, cuidar da esposa acha impossível. EU TAMBÉM ACHO DIFÍCIL, MAS NÃO IMPOSSÍVEL!!!

O fato é que na verdade eu encaixei o trabalho, o casamento, e o filho na rotina de treinos.


Em 1997 quando comecei a treinar específicamente o triathlon eu estava na faculdade, não era casado e não trabalhava! Além disso estudava na USP, logo podia nadar no CEPEUSP, pedalar e correr na Cidade Univesitária, tomar banho e voltar para a aula (ou não rsrsrs).  Com o passar do tempo comecei a trabalhar, me casei e agora tenho o Lucas. Mmas das 5 da manha às 7 ele está dormindo (assim como minha grande parceira e torcedora a Santa Andressa) e é nessa hora que pedalo às terças e quintas e corro as segundas, quartas e sextas, tenho ainda que encaixar 3 treinos de natação que podem ser na hora do almoço ou no fim de tarde, caso consiga sair mais cedo do escritório (como trabalho na rua muitos dias, isso fica menos difícil).

Claro que quando se é um esportista desde pequeno como é meu caso, meus pais que sempre apoiaram a pratica esportiva em casa, talvez pelo fato de meu pai ser tão fanático quanto eu por esportes, fica mais fácil iniciar os treinamentos, mas conheço inúmeros casos de pessoas que começaram a treinar depois dos 30-35 anos e conseguem da mesma forma, ou até melhor que eu, equilibrar tudo isso e tocar a vida sem grandes sobressaltos.

O nascimento do Lucas (apenas ele POR ENQUANTO) mudou bastante as coisas, abandonei as provas longas, e vou me deidcar as provas curtas para passar mais tempo com ele e não sobrecarregar a Andressa com o trabalho que ele dá (e acreditem que para um serzinho de 10 meses, 76cm, 10,8kg é MUITO!!!!). Mas como disse em posts anteriores provas curtas não me fazem menos triatleta que as provas longas, gosto é do esporte triathlon, do short ao Iron.

Espero que esse post possa servir de estímulo para quem o está lendo sentado no sofá achando que não tem tempo para nada e para mostrar àqueles que estão descansando do treino da manhã para encarar o da tarde que existem mais malucos como eles no mundo!

Como diz meu pai: "Quem espera ter tempo para fazer alguma coisa, acaba não fazendo nada".

Abraços e bons treinos!

4 comentários:

  1. Beto, vc falou tudo.
    Eu não acho legal fazer treinos longos tb e deixar tudo na mão da esposa.
    Meu filho agora está com 4 anos e meio e está em uma fase super-legal, mas estamos grávidos de novo e tudo vai recomeçar.
    O primeiro semestre do ano que vem vai ser mais geriátrico do que atlético, mas vai ser bão demais.

    ResponderExcluir
  2. No meu caso sempre treinei só a natação 3 horas por dia de segunda a sexta. Época de 2º grau e inicio de faculdade. Inicieu no triathlon com 30 e mantenho essa rotina que vc mencionou a 2 anos. Ainda visando provas longas já que estou só com o dever de cuidar da patroa...

    Xampa, não seria pediátrico ?

    ResponderExcluir
  3. Xampa que legal! Parabéns, muita saúde para o filho que vem aí e para a família!
    Eu passei um bom tempo nesses treinos geriátricos. O importante é manter alguma atividade, pois nosso corpo érea tão acostumado que sente falta!
    Boa sorte nos treinos e provas André!

    Abs

    ResponderExcluir
  4. Boa Betao!!
    Organizar o tempo... Eh isso que a maioria nao sabe fazer.
    24h eh bastante tempo, quando se eh organizado

    ResponderExcluir