Meus amores

Meus amores

segunda-feira, 7 de julho de 2014

Se fosse fácil...blá, blá, blá...


Há 17 anos atrás participei do meu primeiro Triathlon, mas antes disso passei pelo Futebol de salão e basquete. Na escola joguei vôlei e Handebol, cheguei a fazer alguns treinos de Rúgbi, fiz mountain bike, bicicross, joguei tênis com meu pai... Ou seja, sempre fui um fanático por esportes em geral. E posso dizer que nenhum deles é mais esporte, mais fácil ou melhor que outro.

Porque escrevo isso? Porque poucas coisas têm me irritado mais nos últimos tempos que o tal do “Se fosse fácil chamaria futebol”.

Nos 17 anos de Triathlon uma coisa eu posso dizer. EM relação à todos os outros esportistas, NENHUM TEM O EGO MAIOR QUE TRIATLETA!

O tempo todo tem alguém tentando provar ser o Triathlon o melhor, maior, mais duro, mais difícil, mais impossível de todos os esportes, e que vocês mortais tem que jogar futebol mesmo.

Basta ver as publicações, cheias de recalque, durante a Copa do mundo nas redes sociais:

 “Jogaram 90min e precisam parar no meio para tomar água? Quero ver pedalar 5horas”

“Jogam duas vezes por semana e estão cansados? Vem fazer 20x400m comigo para ver o que é bom”

“tomou uma mordidinha e tá reclamando com o Juiz? Imagina na largada da natação de um Ironman?”

E por aí vai...

Isso para não falar de fotos comparando as lesões de jogadores com triatletas e ciclistas que mesmo após quedas seguiram na prova pois são semideuses frente aos mortais futebolistas, ou comparativos ridículos entre o Tour de France (que aliás começou sábado e vale à pena acompanhar) e a Copa do Mundo.

Eu mesmo já escrevi que jogador de futebol não é atleta aqui no Blog. E confesso que me enganei.

Podemos dizer que existem jogadores de futebol que não são exemplos de atleta. Como Adriano, Ronaldo Gaúcho, Ronaldo Fenômeno em fim de carreira, Romário, Sócrates para ficar apenas nos brasileiros. Mas existem aqueles que são atletas de altíssimo nível! Maicon, Robben, Messi, Cafu etc...

Mas como os jogadores citados como “não atletas” podem se destacar no futebol? Porque o Futebol não segrega jogadores com um físico específico. Um jogador com um talento acima da média pode ser baixinho (Romário), gordo (Neto em 1990 ou Ronaldo no Corinthians), nada atlético e até um pouco lento (Doutor Sócrates) e mesmo assim ser o melhor do Mundo! Nesta lista 2 atingiram este status.

Mas a maioria dos jogadores de futebol, infelizmente, não tem esse talento e precisam sim ser atletas.

Para provar minha teoria recomendo que faça o seguinte teste:

Num campo de 110m de comprimento e 50 de largura, gramado fique trotando aleatoriamente quando alguém soa um apito você corre por 50m o mais rápido que puder controlando uma bola, mudando de direção e sendo puxado e atingido por outra pessoa. Ao chegar ao final dos 50m pule o mais alto que conseguir, respire por 5 segundos e volte correndo até o outro extremo do campo. Repita isso por 90 min ou até somar 8 a 9km (média percorrida por um jogador de futebol).

Feito isso, me escreva como se sentiu ao acordar. Faça isso no domingo, repouse na segunda, treine na terça e repita isso na quarta. Se você não for um atleta, é capaz que não sobreviva até o próximo domingo.
 
*Obs; Seria interessante realizar o teste em campo molhado, em salvador com 31ºC e após 87 min tentar repetir a arrancada do Robben por 35m a 37km/h, com parada, mudança de direção em 90graus reaceleração e chute.

Me considero uma pessoa razoavelmente bem condicionada fisicamente e mesmo assim, quando jogo uma partida de futebol fico uma semana em um estado deplorável. Dores nas costas, nas coxas, nas panturrilhas e até no pescoço!

Voltando ao triatlhon.

Triathlon é um esporte fantástico, combina 3 modalidades distintas (Natação Ciclismo e Corrida) em distâncias que variam de um short (aproximadamente 1 hora) até um Ironman (de 10:00h a 17:00h). Porém!!!!!! O fato do esporte ter modalidades de duração longa como um Ironman não faz dos triatletas mais atletas, melhores, mais fortes do que ninguém.

A duração de um esporte não o torna mais difícil ou melhor que nenhum outro! Ou seria Usain Bolt menos atleta que Haile Gerbselassie? Ou Cesar Cielo menos atleta que Poliana Okimoto?

Ego de Triatleta é algo complicado. Até entre eles (ou nós) existem aqueles que quando chamados de triatletas prontamente respondem: “Não sou triatleta. Sou Ironman”. Não, não é brincadeira! Já presenciei o fato. Existem aqueles que menosprezam as distâncias short e olímpico, pois triatleta mesmo FAZ IRONMAN!!! Já vi tatuagens “Fuck the normal life! I´m an Ironman”.

Enfim, parece que as pessoas não curtem o esporte pelo que ele é, mas sim para se provarem diferentes (melhores) dos demais! Ser o mais resistente, o mais longo, o mais casca-grossa, o mais fodástico de todos!

Triathlon é o esporte que eu pratico há 17 anos e sou absolutamente viciado por ele. Mas nada me impede de acompanhar simultaneamente a Copa do Mundo, a final de Winbledon, a Formula 1, o Tour de France e o amistoso do Corinthians! Isso não faz de mim menos triatleta e nem pior, nem melhor do que ninguém.

Sobre o futebol; é o esporte mais praticado e assistido no mundo! Tem um retorno absurdo para os que nele investem, tem pouco ou nenhum investimento privado (não estou falando de estádios de copa do mundo) e não é o culpado pela falta de exposição ou de investimentos em nenhum outro esporte!
                Assim como qualquer outro esporte, tem seus ídolos, seus vilões, suas falcatruas, seus erros e seus acertos. Mas não é pior nem melhor que nenhum outro!

A única coisa que diferencia o futebol dos demais esportes é o fanatismo! Ou você imagina algum torcedor do Froome ao encontrar um torcedor do Contador, antes mesmo de dizer bom dia após uma vitória do Froome, diga um sonoro CHUUUUUPPPPAAA!!!!

 

Desabafo feito. Abs!

 

6 comentários:

  1. Canso de falar a respeito disso, Beto. Inclusive e principalmente sobre a arrogância e o ego dos triathletas.
    Mandou bem.
    Parabéns pelo Blog.

    ResponderExcluir
  2. Beto, até por ter cansado de defender essa sua postura, usei o link do seu post em alguns comentários dos "super triathletas" que querem denegrir o futebol e outros esportes.
    Se não achar conveniente me avise que os deleto...mas são apenas links para este post.
    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Opa! Fique à vontade! Quanto mais gente pudermos atingir, melhor! Quem sabe não "baixa a crista" de mais gente... ehehehe abs!

    ResponderExcluir