Meus amores

Meus amores

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Esporte profissional e doping



Nos últimos tempos o termo doping tem tomado conta dos notíciários esportivos. Na natação brasileira, no volei de praia, no ciclismo, temos diversas manchetes para usar como exemplo.

A pergunta é existe esporte profissional sem doping?
Gostaria muito de responder com um sonoro NÃO! Mas infelizmente minha resposta, até com uma boa dose de boa vontade, é NÃO SEI...

Acredito muito que a melhora na performance atlética em todos os esportes está baseada principalmente na evolução do conhecimento em áreas como a fisiologia, programas de treinamento, nutrição etc... Mas infelizmente hoje não dá para não questionar o doping.

Vamos pegar exemplos do futebol (esporte mais conhecido de todos), Ronaldo e Ronaldo Gaúcho foram para a Europa com 17 anos, magros, raquíticos e hoje ambos enfrentam problemas com sobre-peso, ganharam massa muscular absurda depois dos 18 anos. No caso do Ronaldo foi píor ainda pois seus joelhos não aguentaram essa nova composição corporal.

Nenhum dos dois nunca foram pegos em exames, mas é difícil acreditar que aqueles meninos franzinos hojem lutem contra a balança...


Alberto Contador... bife contaminado com Clembuterol... Desculpem, mas isso é um dos maiores absurdos que eu já li.
Cesar Cielo... contaminação cruzada com Furosemida... Duro de de engolir, se bem que as concentrações foram baixíssimas, foi absolvido, mas acusações como esta mancham uma carreira brilhante.

Até que se prove o contrário todos são inocentes, e não seria honesto de minha parte questionar a conduta de uma pessoa que eu sequer conheço, mas mancham o esporte, principalmente para nós, atletas amadores, que acompanhamos cada prova, cada detalhe, cada tempo...

Independemente de levarmos esse discussão adiante, se fulano está dopado ou não. Existe um fato que não dá para não contestar. ESSES CARAS TREINAM MUITO!!!! DEDICAM SUAS VIDAS AOS ESPORTES QUE PRATICAM!  Mesmo nos casos confirmados de doping, 99% do resultado são obtidos através de MUITO esforço e MUITA dedicação, por isso é que não entendo quando um atleta se deixa levar por isso...

BEN JOHNSON SE DOPOU? SIM, MAS MESMO ASSIM O CARA PASSAVA HORAS TREINANDO POR DIA!
INFELIZMENTE ALGUNS SE DEIXAM LEVAR POR PROMESSAS DE RESULTADOS MARAVILHOSOS, GLÓRIA E ESQUECEM DO ABISMO QUE PODEM ENTRAR SE FOREM PEGOS!

Um dopante não faz milagre! Ou seja não adianta nada eu me dopar e achar que vou virar um Norman Stadler (que anunciouo sua aposentadoria ontem! Grande Triatleta), sem treinar muito eu posso tomar o que quiser que nçaão vai adiantar nada!

Sei lá, eu amo esporte (qualquer que seja), e quero muito acreditar que meus ídolos estão limpos e que as suas conquistas são única e exclusivamente resultado de muito suor e muita dedicação. Mas confesso que sempre me pego quesitonando os resultados...

Sei lá acho que estou sob efeito das manchetes recentes...

Abraços

4 comentários:

  1. Pois é Betao ... assunto complicadissimo ... Mas que pelo menos o meu Nescau vem da Nestle ... ah isto vem ... mas quem quer saber de um atleta amador mediocre , ne ??? Tenho pena/vergonha sei la ... dos atletas mediocres que ainda recorrem a coisas como Jack 3D, Gakik, etc ... para ter motivaçao para continuar treinando ...

    ResponderExcluir
  2. Betão...
    É complicado isso.
    Até que enfim alguém escreveu alguma coisa sobre o mesmo que penso.
    Doping só funciona para onde a genética e a disciplina não conseguem mais ir adiante.

    Doping estimulante só funciona para quem faz um Meio Iron na casa das 3h50.
    Para abaixar disso... Quando o atleta não consegue mais retirar nada da disciplina e genética, ele usa estimulantes.

    É possível um mundial de qualquer esporte hj ser sem doping ?

    Mas que tipo de doping ?

    Substâncias proibidas?
    Substâncias que ingerimos ?

    E uma roda fechada?
    Não pode ser doping ?

    Em uma prova como o Internacional de Santos por ex:
    Quem usa uma roda fechada, não se sobressai sobre o outro ?

    Uma roupa de borracha?
    Um atleta usando e outro não... não deixa de ser um tipo de MEIO para se sobressair sobre o outro atleta ?

    E vácuo?

    Quantos e quantos FDP, vc vê na “roda” em provas que não vale vácuo?

    Ficou sabendo do "strike" que fiz no Ironman Brasil no Km 50 ??
    MUITOS CARAS “LINDOS” E IDOLATRADOS do nosso Triathlon andando SEM VERGONHA na roda.

    Isso não é um tipo de trapassa?

    Doping ??

    Mas que tipo de doping

    Quer ir mais longe???

    Me chame de babaca se quiser...

    Na vida cotidiana:
    Mulheres que usam silicone.
    Elas não estão querendo se sobressair sobre outras na concorrência??

    Não é um tipo de competição onde uma que tem mais condição, se sobressai sobre a outra ??

    Em uma sociedade onde se da valor para seios bonitos... uma mulher que tem silicone será melhor avaliada do que uma que não tem.
    Se ela colocou, é por que teve mais condições, nesse caso financeiras, para se sobressair.

    Não é um tipo de doping ?

    Usar substâncias que elevam a performance nos esportes, nada mais é do que uma grande consequência do mundo loko que estamos vivendo.
    Competição, competição, competição.

    Uma empresa que possui um sistema de computadores (por ex) melhor que a concorrente... ela não estaria dopada??

    Competição, competição, competição

    Doping no esporte, só é reflexo de um ser humano doente na sociedade.

    ResponderExcluir
  3. Assunto polêmico né Ciro...

    Eu penso que o doping envolve algo que não seja permitido. Por isso, a roda fechada, o posicionamento na bike, um capacete ou qualquer outro atributo tecnológico permitido, para mim, não pode ser considerado doping.
    O fato de alguns terem mais condições financeiras que outros pode trazer mais benefícios para uns que para outros. Mas você pode comprar a melhor bike, a melhor roda, o melor tênis, se não treina, não se dedica não vai adiantar nada!!!
    Me lembro uma vez em Holambra em 1997 eu acho que um moleque magrelo de rabo de cavalo e com uma aerotech amarela passava por nós voando. Tá certo que naquela época a tecnologia era pouca, mas mesmo com o equipamento simples o Reinaldo Colucci já era muito melhor que a maioria dos amadores naquela época.

    Vácuo pode ser considerado doping? Não sei. Mas é extremamente desonesto. Se você se inscreve para uma prova onde sabidamente o vácuo é proibido para que vai isar este subterfúgio? Coisa de mal-caráter! E quem não tem caráter noesporte, dificilmente o tem em outros segmentos!

    No esporte profissional podemos encontrar explicações para o uso de dopantes (explicações, mas não justificativas. Pois nada justifica a desonestidade). Mas temos um problema maior quando acontece o que o Eng descreveu aí em cima! Quando amadores apelam para as drogas, aí é só lamentar por estas pessoas!

    Enquanto isso, vamos treinando Cirão, assim quando alguém perguntar mas o que você está tomando?? Você cola sua planilha de treinos na testa do desgraçado!

    Abs!

    ResponderExcluir
  4. E ai , o que é pior ? Pegar vacuo no short do trofeu brasil do nubio ou no Iron ? Nos dois a regra é que é proibido !!! Eu tenho o sentimento que tem mais gente pegando vacuo no trofeu do que gente que nao pega ... mas é tipo assim 80% pegam ... 20% nao.

    Ciro, podemos falar de vacuo, doping ou qualquer outra coisa do triathlon ... mas nao mexe nos PEITOES !!!! ELES SAO SAGRADOS !!! Deixa a mulherada colocar os silicones que quiserem !!!

    ResponderExcluir